OBJETIVO GERAL

 

Qualificar Médicos Veterinários e profissionais de áreas afins para a geração, aplicação e gestão de conhecimentos na área de Saúde Animal, visando o desenvolvimento social e econômico e a proteção da saúde e bem-estar do homem e dos animais, no contexto da Saúde Única (One Health).


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

1 Qualificação profissional em áreas estratégicas

 

O mercado de trabalho do profissional na área da SAÚDE ANIMAL E SAÚDE PÚBLICA vem demandando profissionais cada vez mais qualificados. Trata-se de um mercado complexo e que vem buscando atender a exigências crescentes da sociedade, seja no mercado interno ou externo. O PPGSA se propõe a qualificar profissionais para atuarem no campo da Saúde Animal, considerando também áreas de interface, como a saúde pública, a inocuidade e qualidade dos alimentos de origem animal ou o bem-estar animal. Esta é uma área estratégica para o desenvolvimento socioeconômico do País. Pretende-se contribuir com novos métodos e tecnologias de diagnóstico, tratamento e controle de doenças dos animais e zoonoses, redução de fatores que limitam a produção animal, além de pesquisar e avaliar metodologias de gestão e vigilância sanitária, com enfoque epidemiológico e populacional.

 

A posição estratégica da Universidade de Brasília, na capital do país com proximidade aos ministérios e sedes das organizações não governamentais, bem como a sua localização no centro produtivo da agropecuária e centros de pesquisas nacionais, obriga a que a qualificação dos profissionais que trabalham na região seja continuamente aprofundada e atualizada.

A região Centro-Oeste alberga o maior rebanho bovino de corte do Brasil, sendo também uma das regiões com maior peso na produção e exportação de proteína. A produção leiteira vem crescendo em importância, assim como o setor de suínos e aves, que estão se expandindo na Região, com criação de grandes conglomerados agroindustriais, seguindo o aumento da produção de grãos no Cerrado.

 

A cidade de Brasília é o centro administrativo do Brasil e várias pesquisas no PPGSA estão ligadas a políticas públicas, no âmbito dos Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Ministério da Saúde. A interação também ocorre com órgãos ligados ao Governo do Distrito Federal, como a Secretaria de Agricultura, a Vigilância Ambiental e a Emater-DF. O PPGSA oferece, desde a sua criação, oportunidade de especialização avançada aos profissionais ligados à gestão de políticas públicas, os quais representam uma fração importante dos discentes do Programa.


 

2. Produção de conhecimento científico

 

Os esforços para a promoção da saúde e do bem estar dos animais de companhia, de produção e silvestres encontram-se em franca expansão e são indissociáveis da Saúde Coletiva e Ambiental. A evolução da ciência tem possibilitado o surgimento de novas técnicas para identificação de agentes ou substâncias presentes em amostras biológicas, o que vem exigindo o desenvolvimento de novos métodos de diagnóstico de doenças de interesse veterinário, incluindo zoonoses. Da mesma forma, também têm sido exigidos estudos de novas abordagens clínico-cirúrgicas eficazes para a resolução de doenças que acometem os animais. A terapêutica e a prevenção de doenças, por sua vez, têm evoluído mediante recursos da biotecnologia que possibilitam a obtenção de novos produtos veterinários, como medicamentos recombinantes e vacinas. No campo dos animais de produção, o Brasil e, em particular, a região Centro-Oeste, atingiram posição de grande relevo nos mercados internacionais, o que cria novas demandas de certificação sanitária, como, por exemplo, a estruturação de sistemas de vigilância epidemiológica mais fiáveis e o uso de análise de risco como ferramenta auxiliar no processo de decisão. Concluindo, a implementação das atividades desta área contribui para a promoção da saúde dos animais e do homem, contribuindo também para minimizar o impacto socioeconômico das doenças animais e para a promoção da competitividade da pecuária Brasileira, mediante a geração de conhecimentos e a qualificação de profissionais atuantes neste campo do saber.